Este portal concretiza as premissas estabelecidas na Política de Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral (Portaria TSE nº 93/2021) com a disseminação dos dados abertos do TSE por meio de sítio próprio na internet.

Parte dos dados selecionados para abertura compõe aqueles hoje disponibilizados no Repositório de Dados Eleitorais – RDE, os quais foram priorizados levando em conta a alta frequência de acessos e a grande demanda por parte de agentes de pesquisa, imprensa, partidos políticos, pessoas candidatas a cargos políticos, cidadãs e cidadãos comuns. Mais detalhes sobre o processo de abertura dos dados podem ser obtidos no Plano de Dados Abertos - Portaria TSE nº 525/2021.

A implementação deste portal substitui o ambiente do Repositório de Dados Eleitorais, oferecendo às pessoas interessadas benefícios como:

  • O aprimoramento da padronização da estrutura dos conjuntos de dados e da descrição dos dados;
  • A inclusão de novas variáveis nos arquivos já existentes, levando em consideração sugestões recebidas de agentes de pesquisa e da sociedade em geral;
  • A facilitação de extrações automatizadas;
  • O melhoramento da capacidade de busca pelo usuário.

O portal compila dados brutos das eleições, desde as de 1933, voltados para pesquisadores, pesquisadoras, imprensa e demais pessoas interessadas em analisar os dados eleitorais.

Os arquivos fornecidos podem ser importados para qualquer programa estatístico, base de dados ou planilha eletrônica. Consultas, filtros e cruzamentos são de responsabilidade da pessoa interessada em analisar os dados.

É importante ler o arquivo de instruções “leiame.pdf” contido na pasta compactada dos arquivos e atentar à data de geração do arquivo, para fazer as importações e as consultas de forma adequada.

Estão incompletos os dados de candidatos e de resultados das eleições de 1994 a 1998, pois os mesmos não foram completamente centralizados nas bases no TSE.