Pular para o conteúdo

Perguntas frequentes

1.    O que são Dados Abertos?

São dados acessíveis ao público, representados em meio digital, estruturados em formato aberto, não proprietário, processáveis por máquina, referenciados na Internet e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento, limitando-se a creditar a autoria ou a fonte.

 

2.    O que são metadados?

Metadados são dados que fornecem informação sobre outros dados e são essenciais na descrição, organização, classificação e compreensão de conjuntos de dados. Todo conjunto de dados estruturado faz uso de metadados para descrever a forma e os tipos de dados nele contidos.

 

3.    Como utilizo o Portal de Dados Abertos do TSE?

Na página inicial, você encontrará uma caixa de busca para pesquisar pelo conjunto de dados desejado, além de poder clicar diretamente no menu Grupos, para verificar os temas disponíveis, ou no menu Conjuntos de dados para ir direto à relação completa dos conjuntos de dados. Nessa relação, cada conjunto de dados é exibido com o seu nome, um extrato de sua descrição e os formatos disponibilizados. Nessa página você também poderá aplicar os seguintes filtros disponíveis no lado esquerdo da tela: Organização, Tema, Etiqueta, Formato e Licença.

 

4.    O que são conjuntos de dados e recursos?

Os dados catalogados no portal estão organizados utilizando-se estruturas de conjuntos de dados e recursos. Os conjuntos de dados são os elementos principais retornados a partir das buscas. Cada conjunto de dados possui uma descrição, um ou mais recursos, e uma série de outros metadados, como periodicidade de atualização e unidade gestora. Exemplos de conjuntos de dados são uma coleção de tabelas relacionadas entre si, dados extraídos de um mesmo sistema de informações, ou ainda uma API de dados abertos. Um conjunto de dados deve possuir, pelo menos, um recurso que seja dado aberto. Os conjuntos de dados agrupam recursos oriundos da mesma base de dados ou que possuam metadados em comum, facilitando a busca e o entendimento de seu conteúdo.

 

5.   Os dados que procuro não estão no portal / Identifiquei um problema num conjunto de dados. O que posso fazer?

As pessoas interessadas poderão enviar sugestões relativas à publicação de novos conjuntos de dados em formato aberto, ou relatar problemas técnicos na utilização dos dados já publicados, por meio da Ouvidoria do Tribunal, conforme informações de contato divulgadas em sua página na Internet, disponível no endereço eletrônico: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/ouvidoria.

 

6. Por que alguns arquivos não carregam todos os dados no Excel?  O arquivo está vindo incompleto!

Arquivos de dados com um grande número de linhas (particularmente aqueles com extensão .csv e .txt) podem não ser visualizados em sua totalidade a depender do software utilizado. Por exemplo, o Microsoft Excel tem limitação de 1.048.576 linhas. Para evitar o carregamento incompleto do arquivo, utilize softwares com suporte para abrir grande volume de dados ou aplique técnicas específicas para seu processamento.

Confira algumas alternativas a seguir:

  • Use ferramentas de análise estatística, de Business Intelligence (BI), de banco de dados ou de análise de dados;
  • Abra o arquivo no Excel usando a opção Obter Dados: utilize o Power Query para carregar o conjunto de dados completo e analisá-lo com tabelas dinâmicas;
  • Use programas de editores de texto com suporte para grandes volumes de dados;
  • Use qualquer outra ferramenta que suporte arquivos de grande volume de dados.